Inteligência Comunicacional: clareza e simplicidade que fazem a
diferença
Por Maria do Carmo Carrasco
Você sabia que o ‘fator humano’ tem sido considerado o verdadeiro fator de diferencial competitivo? Os fatores tecnologia e capital foram colocados em segundo e terceiro plano. O que conta agora é se você consegue apresentar-se como produto.
Como diferencial é necessário apresentar os seguintes requisitos: criatividade, inovação, foco, objetividade e simplicidade.
Por meio da “inteligência comunicacional” é possível apresentar todos estes aspectos e ainda ter sucesso em uma apresentação e relacionamento comunicacional.
Conheça a dica da nossa consultora Maria do Carmo Carrasco, especialista em preparação de informação e comunicação corporativa.
Nesta dica sobre inteligência comunicacional a consultora mostra como estruturar uma informação clara e objetiva facilitando o entendimento e absorção por parte do interlocutor e como otimizar o tempo e apresentar idéias com a rapidez necessária.
Siga esta orientação e com certeza você fará a diferença!
1) Preparação:
pesquisar, separar e organizar as informações. Em seguida organizar um roteiro com estas informações e dados para sustentar seus argumentos;
2) Apresentação:
Estruturar uma apresentação organizada.
a) Introdução: cumprimentar os ouvintes e conquistar o interlocutor;
b) Preparação: utilize estes primeiros minutos para prender o público informando o que vai falar, a importância do assunto ou problema por meio da apresentação de uma retrospectiva. Indique as partes da apresentação;
c) Assunto central: apresentar o assunto e alguns argumentos estabelecendo relações entre os fatos, exemplos, estatísticas, nomes de pessoas de referência sobre o assunto. Desta forma você esta sustentando a sua apresentação. Nesta fase da apresentação você pode utilizar a técnica de adiantar possíveis objeções e perguntas;
d) Conclusão: finalizar com um resumo do que foi abordado e propor uma reflexão ou sugerir um solução para o problema.
Guarde esta frase:
“Primeiro digo o que vou dizer, depois digo e para finalizar digo o que disse”.
Alguns cuidados necessários:
1) Estruturar o conhecimento;
2) Apresente uma informação de relevância e necessária;
3) Seja breve na sua apresentação;
4) Aponte exemplos para sustentar a apresentação;
5) Cuidado com uma apresentação ‘show’ ou com muitos ‘textos’;
6) Cuidado com a saturação de informação;
7) Cuidado com o tempo de atenção da audiência;
8) Se utilizar recursos audiovisuais: decida-se por colocar o mínimo necessário (imagens, palavras e frases chaves;
9) Utilize sempre uma seqüência lógica: roteiro proposto acima.
Na próxima dica abordaremos como superar facilmente o ‘medo de falar em público’. Não perca!
Após estas dicas simples com certeza você conseguirá organizar apresentações mais focadas, concisas e simples facilitando a conquista do seu objetivo.
Utilize a comunicação eficaz como sua ferramenta de sucesso, faça a diferença!
No entanto, se precisar de uma ajuda conte comigo, OK?!
Fonte: Cop Consultoria, 2010.
Para saber mais sobre o tema e as estratégias inovadoras entre em contato com Maria do Carmo Carrasco – professoracarrasco@uol.com.br.
Um grande abraço e sucesso sempre!!!
3ª DICA DE SUCESSO
Marketing Comunicacional: a importância da aparência, da expressão
corporal e facial no mundo moderno.
corporal e facial no mundo moderno.
Por Maria do Carmo Carrasco
Na 2ª Dica de Sucesso abordamos sobre a primeira impressão e a
importância de uma auto avaliação realizando as seguintes perguntas:
O que eu desejo expressar por meio da minha imagem?
Somos envolvidos por 3 percepções:
1. Como eu me vejo?
2. Como os outros me vêem?
3. Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?
Como já sabemos todas as informações que passamos em nossos contatos são absorvidas rapidamente pelo mundo gerando um resultado e uma resposta positiva ou não.
Por meio dos estudos da fonoaudiologia, lingüística, semiótica, andragogia e visagismo é possível adequar a nossa imagem pessoal e profissional.
Desta forma nesta 3ª dica abordaremos algumas sugestões da nossa Consultora de Estilo, Imagem e Comunicação Maria do Carmo Carrasco sobre a aparência, expressão corporal e facial.
Por aparência entende-se a forma visual como nos apresentamos: a postura, as roupas, os adornos, os indicadores de cuidado ou de descuido pessoal e a adequação desses aspectos ao ambiente e contexto social. O uso de certos adereços (ou sua ausência) pode transmitir impressão de sofisticação ou despojamento. A aparência pessoal tem, portanto, grande peso nas interações sociais como condição presente, embora não seja suficiente para garantir relações positivas. A aparência pessoal, por si mesma, não faz uma pessoa ser aceita socialmente, mas ajuda a formar uma primeira impressão. E você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão.
A nossa expressão corporal e facial pode-se ser chamada de linguagem corporal compondo a nossa comunicação não verbal. A linguagem corporal freqüentemente comunica nossos sentimentos e nossas atitudes antes de falarmos e projeta nosso nível de receptividade aos outros.
Quando você usa uma linguagem corporal positiva, já está enviando o sinal: “Sou amistoso e quero me comunicar, se você quiser”.
Os gestos, os movimentos e a postura podem transmitir seu interesse pelo que a pessoa está dizendo, por exemplo, balançar a cabeça, inclinar o corpo ligeiramente para frente, manter o contato pelo olhar, apoiar o queixo na mão e, sobretudo, ficar calado para que a outra pessoa possa falar. Fazer “hum, hum” também estimula ao outro continuar falando.
Cada pessoa desenvolve ao longo da vida gestos muitos particulares que denotam uma comunicação espontânea e real.
Alguns gestos prejudicam a interação com o interlocutor: os acima da cabeça, os repetitivos, os sem relação com a mensagem expressa e os exagerados.
Sabe-se que durante uma palestra, reunião, ou um contato com clientes, entre outras situações, todo o nosso corpo está se comunicando: os pés, as pernas, o tronco, os braços, as mãos, os dedos, a cabeça e o semblante.
A seguir, apresentamos algumas dicas sobre a expressão corporal:
• Evite dois erros básicos: falta de gestos e gestos em excesso.
• Evite colocar as mãos nos bolsos, atrás das costas, ficar com os braços cruzados ou apoiá-los sobre a mesa.
• Ao andar, evite gingado, ombros caídos, inclinação da cabeça, peito projetado para frente, esforço na laringe e pescoço.
• Utilize o olhar e o sorriso.
• Evite excessos no jogo fisionômico.
• Evite fugir com os olhos, olhar para um ponto fixo, olhar desconfiado, olhar perdido e para vários pontos ao mesmo tempo.
Fatores são muito importantes:
• Procure estabelecer contato visual durante toda a conversação.
• Durante uma apresentação, reunião, comunicação para um grupo, procure olhar calmamente para todos.
• Antes de começar qualquer apresentação ou conversação, olhe para todos os participantes e perceba o ambiente; a partir desse momento inicie sua comunicação.
• Faça gestos de acordo com a mensagem. Durante a comunicação verbal, utilize gestos que complementem a mensagem e a acompanhem até o final. Reforce o gesto da informação mais relevante.
Faça uma auto-avaliação destes três itens abordados: aparência, expressão corporal e facial e não deixe de ter sucesso por conta de alguma falha simples nestes quesitos.
O material utilizado foi retirado do livro Argumentação Jurídica: comunicação, oratória e ferramenta estratégica do operador do direito. Lançado pela profª M. do Carmo Carrasco em 2009 pela Editora Letras Jurídica.
Para saber mais sobre estes temas e as estratégias inovadoras entre em contato com Maria do Carmo Carrasco – professoracarrasco@uol.com.br. e solicite uma consultoria personalizada.
Fonte: Cop Consultoria.
Visite: www.copcursos.blogspot.com
Um abraço. Sucesso Sempre!!!
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