M. do Carmo Carrasco Fonoaudióloga Empresarial, Consultora de Estilo, Imagem e Comunicação

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1ª DICA DE SUCESSO

MARKETING COMUNICACIONAL: SETE DICAS DE SUCESSO

Por Maria do Carmo Carrasco
professoracarrasco@uol.com.br
coptraining@uol.com.br
(11) 3755 0371 / 9649 1093

1. Diga o nome da outra pessoa: nomes são mágicos

Sabia que um dos mais simples, mais óbvios e mais importantes meios para conseguir a boa vontade alheia é lembrar os nomes das pessoas? Desta forma você fará com que todas as pessoas se sintam importantes, entretanto, quantos de nós fazemos isso?
Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. Ela está acostumada a ouvi-lo desde criança e responde bem a esse estímulo.
Na conversa, use com freqüência o nome da outra pessoa. Se você repetir várias vezes um nome, provavelmente não esquecerá; se esquecer, desculpe-se e peça que ela repita.

2. Seja Simpático

A simpatia e a empatia estão relacionadas com a forma educada e gentil com que nos dirigimos aos ouvintes, procurando sempre transmitir uma palavra que possa atrair e valorizar as pessoas envolvidas. Tenha uma expressão facial sorridente. Aprenda a acolher o seu ouvinte.
O fato de reconhecer, com sinceridade, as qualidades e o valor dos ouvintes faz com que as pessoas torçam pelo nosso sucesso.

3. Deixe a outra pessoa falar

Por mais que você conheça um assunto, a outra pessoa provavelmente está mais interessada no que ela própria tem a dizer. Lembre-se de que enquanto você está falando não está aprendendo. Você já sabe o que sabe.

4. A arte de ouvir ativamente

Muitas pessoas não entendem o que seja conversar; confundem conversar com falar. Há, porém, uma enorme diferença entre um “conversador” e um “falador”. Mostre-se interessado. Você só tem a ganhar!

5. Concorde com entusiasmo, discorde em voz baixa

Se tiver de discordar, faça isso com uma pergunta cortês.
Se não funcionar, abrande sua abordagem: “Não tenho certeza se penso dessa forma, mas estou realmente interessado em saber como chegou a essa conclusão”. Os absolutos – “Sinto muito, mas não posso concordar!” – interrompem imediatamente a conversa.

6. Linguagem corporal

Um dos recursos mais importantes da conversação não é verbal, mas corporal. A linguagem corporal freqüentemente comunica nossos sentimentos e nossas atitudes antes de falarmos e projeta nosso nível de receptividade aos outros.
Quando você usa uma linguagem corporal positiva, já está enviando o sinal: “Sou amistoso e quero me comunicar, se você quiser”.
Os gestos, os movimentos e a postura podem transmitir seu interesse pelo que a pessoa está dizendo, por exemplo, balançar a cabeça, inclinar o corpo ligeiramente para frente, manter o contato pelo olhar, apoiar o queixo na mão e, sobretudo, ficar calado para que a outra pessoa possa falar. Fazer “hum, hum” também estimula ao outro continuar falando.

7. Seja discreto

Algumas pessoas não gostam de falar sobre assuntos particulares com quem mal conhecem. Não é conveniente forçar uma intimidade prematura. Um relacionamento se aprofunda passo a passo.

Fonte: Cop Consultoria, 2009.

Para saber mais sobre o tema e as estratégias inovadoras entre em contato com Maria do Carmo Carrasco – professoracarrasco@uol.com.br.

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Na próxima semana você vai ler a 2ª Dica de sucesso: "Como construir uma imagem de sucesso". Não perca!