M. do Carmo Carrasco Fonoaudióloga Empresarial, Consultora de Estilo, Imagem e Comunicação

M. do Carmo Carrasco Fonoaudióloga Empresarial, Consultora de Estilo, Imagem e Comunicação
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3ª DICA DE SUCESSO

Marketing Comunicacional: a importância da aparência, da expressão



corporal e facial no mundo moderno.



Por Maria do Carmo Carrasco


Na 2ª Dica de Sucesso abordamos sobre a primeira impressão e a

importância de uma auto avaliação realizando as seguintes perguntas:

O que eu desejo expressar por meio da minha imagem?

Somos envolvidos por 3 percepções:

1. Como eu me vejo?

2. Como os outros me vêem?

3. Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?

Como já sabemos todas as informações que passamos em nossos contatos são absorvidas rapidamente pelo mundo gerando um resultado e uma resposta positiva ou não.

Por meio dos estudos da fonoaudiologia, lingüística, semiótica, andragogia e visagismo é possível adequar a nossa imagem pessoal e profissional.

Desta forma nesta 3ª dica abordaremos algumas sugestões da nossa Consultora de Estilo, Imagem e Comunicação Maria do Carmo Carrasco sobre a aparência, expressão corporal e facial.

Por aparência entende-se a forma visual como nos apresentamos: a postura, as roupas, os adornos, os indicadores de cuidado ou de descuido pessoal e a adequação desses aspectos ao ambiente e contexto social. O uso de certos adereços (ou sua ausência) pode transmitir impressão de sofisticação ou despojamento. A aparência pessoal tem, portanto, grande peso nas interações sociais como condição presente, embora não seja suficiente para garantir relações positivas. A aparência pessoal, por si mesma, não faz uma pessoa ser aceita socialmente, mas ajuda a formar uma primeira impressão. E você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão.

A nossa expressão corporal e facial pode-se ser chamada de linguagem corporal compondo a nossa comunicação não verbal. A linguagem corporal freqüentemente comunica nossos sentimentos e nossas atitudes antes de falarmos e projeta nosso nível de receptividade aos outros.

Quando você usa uma linguagem corporal positiva, já está enviando o sinal: “Sou amistoso e quero me comunicar, se você quiser”.

Os gestos, os movimentos e a postura podem transmitir seu interesse pelo que a pessoa está dizendo, por exemplo, balançar a cabeça, inclinar o corpo ligeiramente para frente, manter o contato pelo olhar, apoiar o queixo na mão e, sobretudo, ficar calado para que a outra pessoa possa falar. Fazer “hum, hum” também estimula ao outro continuar falando.

Cada pessoa desenvolve ao longo da vida gestos muitos particulares que denotam uma comunicação espontânea e real.

Alguns gestos prejudicam a interação com o interlocutor: os acima da cabeça, os repetitivos, os sem relação com a mensagem expressa e os exagerados.

Sabe-se que durante uma palestra, reunião, ou um contato com clientes, entre outras situações, todo o nosso corpo está se comunicando: os pés, as pernas, o tronco, os braços, as mãos, os dedos, a cabeça e o semblante.

A seguir, apresentamos algumas dicas sobre a expressão corporal:

• Evite dois erros básicos: falta de gestos e gestos em excesso.

• Evite colocar as mãos nos bolsos, atrás das costas, ficar com os braços cruzados ou apoiá-los sobre a mesa.

• Ao andar, evite gingado, ombros caídos, inclinação da cabeça, peito projetado para frente, esforço na laringe e pescoço.

• Utilize o olhar e o sorriso.

• Evite excessos no jogo fisionômico.

• Evite fugir com os olhos, olhar para um ponto fixo, olhar desconfiado, olhar perdido e para vários pontos ao mesmo tempo.

Fatores são muito importantes:

• Procure estabelecer contato visual durante toda a conversação.

• Durante uma apresentação, reunião, comunicação para um grupo, procure olhar calmamente para todos.

• Antes de começar qualquer apresentação ou conversação, olhe para todos os participantes e perceba o ambiente; a partir desse momento inicie sua comunicação.

• Faça gestos de acordo com a mensagem. Durante a comunicação verbal, utilize gestos que complementem a mensagem e a acompanhem até o final. Reforce o gesto da informação mais relevante.

Faça uma auto-avaliação destes três itens abordados: aparência, expressão corporal e facial e não deixe de ter sucesso por conta de alguma falha simples nestes quesitos.

O material utilizado foi retirado do livro Argumentação Jurídica: comunicação, oratória e ferramenta estratégica do operador do direito. Lançado pela profª M. do Carmo Carrasco em 2009 pela Editora Letras Jurídica.

Para saber mais sobre estes temas e as estratégias inovadoras entre em contato com Maria do Carmo Carrasco – professoracarrasco@uol.com.br. e solicite uma consultoria personalizada.



Fonte: Cop Consultoria.

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Um abraço. Sucesso Sempre!!!