Inteligência Comunicacional: clareza e simplicidade que fazem a
diferença
Por Maria do Carmo Carrasco
Você sabia que o ‘fator humano’ tem sido considerado o verdadeiro fator de diferencial competitivo? Os fatores tecnologia e capital foram colocados em segundo e terceiro plano. O que conta agora é se você consegue apresentar-se como produto.
Como diferencial é necessário apresentar os seguintes requisitos: criatividade, inovação, foco, objetividade e simplicidade.
Por meio da “inteligência comunicacional” é possível apresentar todos estes aspectos e ainda ter sucesso em uma apresentação e relacionamento comunicacional.
Conheça a dica da nossa consultora Maria do Carmo Carrasco, especialista em preparação de informação e comunicação corporativa.
Nesta dica sobre inteligência comunicacional a consultora mostra como estruturar uma informação clara e objetiva facilitando o entendimento e absorção por parte do interlocutor e como otimizar o tempo e apresentar idéias com a rapidez necessária.
Siga esta orientação e com certeza você fará a diferença!
1) Preparação:
pesquisar, separar e organizar as informações. Em seguida organizar um roteiro com estas informações e dados para sustentar seus argumentos;
2) Apresentação:
Estruturar uma apresentação organizada.
a) Introdução: cumprimentar os ouvintes e conquistar o interlocutor;
b) Preparação: utilize estes primeiros minutos para prender o público informando o que vai falar, a importância do assunto ou problema por meio da apresentação de uma retrospectiva. Indique as partes da apresentação;
c) Assunto central: apresentar o assunto e alguns argumentos estabelecendo relações entre os fatos, exemplos, estatísticas, nomes de pessoas de referência sobre o assunto. Desta forma você esta sustentando a sua apresentação. Nesta fase da apresentação você pode utilizar a técnica de adiantar possíveis objeções e perguntas;
d) Conclusão: finalizar com um resumo do que foi abordado e propor uma reflexão ou sugerir um solução para o problema.
Guarde esta frase:
“Primeiro digo o que vou dizer, depois digo e para finalizar digo o que disse”.
Alguns cuidados necessários:
1) Estruturar o conhecimento;
2) Apresente uma informação de relevância e necessária;
3) Seja breve na sua apresentação;
4) Aponte exemplos para sustentar a apresentação;
5) Cuidado com uma apresentação ‘show’ ou com muitos ‘textos’;
6) Cuidado com a saturação de informação;
7) Cuidado com o tempo de atenção da audiência;
8) Se utilizar recursos audiovisuais: decida-se por colocar o mínimo necessário (imagens, palavras e frases chaves;
9) Utilize sempre uma seqüência lógica: roteiro proposto acima.
Na próxima dica abordaremos como superar facilmente o ‘medo de falar em público’. Não perca!
Após estas dicas simples com certeza você conseguirá organizar apresentações mais focadas, concisas e simples facilitando a conquista do seu objetivo.
Utilize a comunicação eficaz como sua ferramenta de sucesso, faça a diferença!
No entanto, se precisar de uma ajuda conte comigo, OK?!
Fonte: Cop Consultoria, 2010.
Para saber mais sobre o tema e as estratégias inovadoras entre em contato com Maria do Carmo Carrasco – professoracarrasco@uol.com.br.
Um grande abraço e sucesso sempre!!!